Piracicaba ganha condomínio de contêineres reciclados

(Foto: Hildeberto Jr./ G1)

Para hospedar estudantes e trabalhadores, o empresário Antônio Carlos Leão construiu um condomínio de prédios feitos com contêineres reciclados em Piracicaba (SP). Este é o primeiro empreendimento deste tipo no país.

Em entrevista ao G1, o empresário contou que a ideia surgiu após uma viagem à Europa. “Eu vi esse tipo de construção em Amsterdã, na Holanda. Lá tem o maior condomínio de contêineres do mundo. São 1000 apartamentos. Eu visitei esse lugar, aprimorei as ideias deles e resolvi fazer aqui em Piracicaba”.

Composto por 28 apartamentos distribuídos em dois prédios de quatro andares, o empreendimento é feito com contêineres reciclados revestidos com camadas de isopor e gesso, impedindo que o sol entre em contato com o metal e o deixe muito quente.

Cada apartamento é mobiliado e possui 28 metros quadrados. Alguns chegam a ter dois quartos. Para Edimar Barbosa, um dos primeiros moradores do local, um dos principais benefícios deste tipo de habitação é o preço mais acessível do aluguel.

“É pequeno, mas bem aconchegante. Acho ideal para quem está começando uma vida nova na cidade, porque é todo mobiliado e o preço é relativamente mais acessível. Só dá para perceber que não é um apartamento de alvenaria, por causa da parte externa”, afirma o morador.

O empresário pretende construir mais 40 unidades no espaço e cogita expandir os negócios para outras cidades universitárias do interior de São Paulo.

** Fonte: G1