Reaproveitando garrafas de vidro

(Foto: Pixabay)

Há muitas maneiras de reaproveitamento de garrafas de suco, vinho e outras que, normalmente, são jogadas no lixo.

A maneira mais simples é a decorativa. Elas alegram o ambiente e são fáceis de fazer. Com tinta acrílica, faça uma base. Depois, encha uma bisnaga com outra cor de tinta ou com cola colorida e solte sua imaginação. Se preferir, desenhe o padrão com lápis antes de passar a tinta. Depois, com um bico dosador, a garrafa pode armazenar azeite ou vinagre.

Já que estamos entrando no período das festas natalinas, você pode criar um abajur para o quarto das crianças da maneira mais simples possível: basta colocar um joguinho de lâmpadas coloridas no interior da garrafa. Elas vão criar um ambiente muito agradável e totalmente compatível com a expectativa da chegada do “bom velhinho”.

Outra ideia: passe uma camada de cola na garrafa. Depois, enrole corda ou barbante em torno dela, criando um objeto com ares rústicos, ideais para fazer um arranjo sobre uma mesa de canto ou usar na decoração em dias de festas.

Mais uma: encha meia garrafa com óleo de citronela (a substância afasta os pernilongos). Depois, pelo bico da garrafa, deslize uma corda de algodão (específica para tochas) até encostar no fundo da garrafa e deixe a ponta para fora. Esse será o pavio da tocha. Cada vez que for acender a tocha, puxe um pouco do pavio para fora. Pendure-as na parede ou deixe sobre mesas. Essa tocha só deve ser usada em ambientes externos.

Por fim, para criar um vaso de flores para uso em sua sala, passe cola branca na garrafa. Cubra com recortes de revistas. A colagem não segue padrões, faça como achar mais bonito. Passe mais uma camada de cola branca para criar uma película protetora. Coloque flores e exiba-o na sala ou no quarto.

** Com informações da Revista Claudia