Campo de futebol é transformado em horta orgânica

horta organica MST
(Foto: Reprodução Youtube Universo da Floresta)

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) transformou um campo de futebol em Valinhos (SP), com 1 mil metros quadrados, em uma horta de alimentos orgânicos. No espaço, são cultivadas mais de 30 hortaliças.

Para tornar o campo na horta, os produtores tiveram que soltar o solo. A terra foi revolvida, mas não arada do modo convencional. Em seguida, foi feita uma gradagem que permitiu pulverizar o solo e adubá-lo. Depois desses processos, os produtores começaram a plantar as hortaliças.

A iniciativa foi financiada pela “Universo da Floresta”, entidade que promoveu um financiamento coletivo responsável por arrecadas a verba necessária para a ação. A equipe técnica que participou foi coordenada pelo engenheiro agrônomo Edson Hiroshi, um dos pioneiros em horta orgânica no Brasil.

A produção alimentará as mais de 1 mil famílias que moram no acampamento. O excedente da produção é doado para outros assentamentos do MST ou instituições e hospitais da região.

Além de melhorar a qualidade alimentar, mudar hábito de consumo, a horta tem inspirado mais moradores a plantarem no seu próprio quintal, ampliando ainda mais a oferta e diversidade de alimentos.