4 dicas para ensinar consumo consciente às crianças

(Foto: Pixabay)

Com o Natal chegando, cresce a expectativa das crianças para o que o papai noel e os familiares irão dar de presente e é nesse momento, que os pais devem ensinar o impacto do consumo desenfreado e como evitar esse hábito.

Conversamos com o consultor da Conquista Soluções Educacionais, Altemir Farinhas, sobre como os pais e responsáveis podem ensinar o consumo consciente as crianças:

  1. Dê o exemplo: Não adianta nada dizer para os filhos que não se deve gastar por impulso e fazer o contrário. “Se um pai está gastando exageradamente, a criança vai pedir coisas e insistir até conseguir porque ela entende que se seus pais podem gastar a vontade”. É preciso coerência.
  2. Estabeleça acordos prévios: Deixe acertado com as crianças, antes de sair de casa, qual o objetivo de determinados passeios ou visitas a shoppings e supermercados. Se a criança sabe, antecipadamente, que não irá ganhar nada naquele momento, isso ajuda a reduzir a expectativa dos pequenos e os pedidos por impulso.
  3. Evite unir lazer a consumo: Prefira sair com o seu filho para visitar parques, a casa da vovó, museus e outros lugares que ofereçam diversão para os menores, ao invés de levá-los ao shopping.
  4. Cuidados com as longas listas de presentes: Faça as crianças escolheres apenas um presente para não alimentar a expectativa de que vão ganhar tudo o que querem. É importante também ensinar que datas comemorativas não devem ser associadas apenas a momentos para consumir e ganhar presentes.