Cães estão aprendendo a farejar o Covid-19 e melhorando o dia de profissionais da saúde

(Foto: Medical Detection Dogs)

Os cães têm ajudado a manter os humanos seguros, farejando narcóticos, dispositivos explosivos e doenças, como câncer, doença de Parkinson e agora, o Covid-19.

A Medical Detection Dogs, uma instituição de caridade médica na Inglaterra, em parceria com a Tropical Medicine and Hygiene School e a Durham University estão tentando treinar cachorros para detectar o cheiro do Covid-19.

Segundo a psicóloga comportamental e membro principal da instituição de caridade, Dra. Claire Guest, outras doenças respiratórias alteram o odor do corpo e por isso, há uma chance muito alta de que os cães possam detectá-lo.

“O objetivo é que os cães possam rastrear qualquer pessoa, incluindo aqueles que são assintomáticos, e nos dizem se precisam ser testados. Isso seria rápido, eficaz, não invasivo e garantirá que os recursos limitados de testes do NHS sejam usados apenas onde forem realmente necessários”, explica.

De acordo com a CTV News, o Medical Detection Dogs treinou cães para farejar câncer de próstata e a taxa de detecção foi catalogada em até 80%.

Dogtor

Loki, um Rottwieler, e sua dona Caroline Benzel estão tratando os profissionais da saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, com alegria e amor.

Desde o início da pandemia, Benzel e Loki usavam conversas de vídeo para oferecer conforto e alívio virtual aos funcionários. Mas Benzel percebeu que precisava mudar o seu projeto após ver o impacto físico que os equipamentos médicos de proteção deixavam.

(Foto: Loki the Therapy Rottweiler/ Reprodução Facebook)

Então, a estudante de medicina começou a pedir doações nas mídias sociais para fazer os “kits de cura para heróis”, com loções hidratantes para a pele, caixas de chá, chiclete e talco para bebê.

“Até agora, levantamos mais de 1.400 kits no total, mas estamos mais perto de 1.600 kits incompletos. As doações continuam chegando!!”, escreveu Benzel em sua rede social.

A entrega dos “kits de cura para heróis” é feita por Loki, que além de entregar os produtos, também dá amor e anima os profissionais. Outros membros da comunidade médica do país estão lançando a campanha em suas próprias cidades para ajudar.

“A esperança era que as pessoas vissem o que estamos tentando fazer e nos inspirássemos a fazer o mesmo em suas respectivas áreas, e isso ACONTECEU! … [Inspiramos] outros a fazer projetos semelhantes em Nova Jersey, Carolina do Norte, [Pensilvânia] e outras partes de Maryland.