Catadores ganham bicicleta de carga em Maceió

(Foto: Derek Gustavo/ G1)

Para dar dignidade às pessoas que recolhem material reciclável em Maceió e evitar os maus tratos com os cavalos que puxam carroças, o Projeto Relix – que incentiva a reciclagem e a destinação correta do lixo – doou 30 bicicletas de carga para ajudar os catadores no dia a dia.

Chamadas de Ciclolix, a ação tem como proposta conscientizar sobre a relação das pessoas com o lixo e trazer dignidade para os catadores.

“Sinto que a gente poderia fazer muito mais. Elas [as catadoras] ficam emocionadas, agradecem pelo que fizemos por elas. Isso me deixa feliz, mas triste também, pois estamos muito atrasados com relação à sustentabilidade. Há muita coisa que ainda podemos e devemos fazer para cuidar de nosso planeta”, afirma Lina, idealizadora do projeto, ao G1.

O Projeto Relix tem como proposta promover um conjunto de ações de educação e arte para sustentabilidade. Ao todo, são oferecidos 130 apresentações teatrais em escolas, indústrias, teatros e espaços públicos por vários municípios de Alagoas.

A fim de aprofundar conteúdos e conhecimentos, o projeto oferece manual para inspiração pedagógica, revista em quadrinhos baseada no conteúdo do espetáculo, exposições fotográficas, doação de lixeiras para coleta seletiva e de bicicletas coletoras para associações, cooperativas de catadores e atividades afinadas ao tema.

Para saber mais sobre a iniciativa, acesse: http://www.projetorelix.com.br/

** Com informações do G1