Chegou a quaresma – tempo de perdão

(Foto: Reprodução)

Quaresma é o período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo e praticada desde o século IV.

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Hoje, a Igreja Católica lançou a Campanha da Fraternidade, com o tema os Biomas Brasileiros como alerta para cuidados com meio ambiente. Em carta ao Brasil, Papa Francisco ressaltou diversidade de biomas no país, mas criticou sinais de maus-tratos à criação.

Quaresma é tempo de perdão. Segundo o autor do livro Além do Perdão, Phil Cousineau, publicado pela Barany Editora, Atonement (at-one-ment, palavra que significa tornar inteiro novamente) vai além de simplesmente perdoar situações quando não se está satisfeito com alguém. “É o ato que corrige um erro, faz correções, repara os danos, propõe a restituição, procura fazer uma compensação, limpa a consciência do transgressor, alivia o ódio da vítima e faz justiça com um sacrifício correspondente ao dano que foi feito”, revela.

Use o tempo da quaresma para refletir que mundo queremos viver, o que podemos mudar para ser mais feliz.