Conheça o projeto Turma da Árvores

(Foto: Divulgação)

A Mauricio de Sousa Produções se uniu ao projeto Turma da Árvore, para incentivar a plantação e neutralizar parte da emissão de gases poluentes.

O projeto, desenvolvido pela UpWiki Sistemas Inteligentes e NDDigital, tem como objetivo mostrar que qualquer pessoa pode neutralizar parte das suas emissões pessoais de gases de efeito estufa.

A Turma da Árvore se alinha à proposta da ONU, “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, que reúne empresas e cidadãos que fazem a diferença. Turma do Chico Bento aborda a adoção de estilo de vida sustentável, deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o plantio de árvores, de forma lúdica.

Na primeira fase do projeto está prevista a plantação de 3 milhões de mudas, em Santa Catarina. As mudas abrangem 14 espécies, algumas em ameaça de extinção, como o pinheiro brasileiro. “Este número de árvores plantadas significa neutralizar aproximadamente 39.900 TON/ano e 319.200 TON de CO² em oito anos”, explica Alessander Comandolli, vice-presidente da NDDigital.

Como funciona

Pelo site ou o aplicativo da Turma da Árvore, o cidadão calcula a sua pegada de gás carbônico e descobre quantas árvores precisa plantar para compensar as emissões. Em seguida, escolhe uma das espécies para o plantio.

Os participantes poderão acompanhar on-line, com câmeras no “berçário” (viveiro onde são feitos o plantio, irrigação e manejo das mudas), o desenvolvimento das árvores, e fazer visitas programadas às fazendas.

Toda a estrutura da Turma da Árvore está dentro dos conceitos da Forest Stewardship  Council (FSC) e os padrões do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (CBMF). Nas etapas seguintes serão feitos plantios semelhantes em outros estados do país.

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse: http://www.turmadaarvore.com.br