Embrapa lança guia de consumo sustentável da Turma da Mônica

(Foto: Adailton Bezerra/ Embrapa)

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou o “Comer sem Desperdiçar”, uma revista em quadrinhos da Turma da Mônica e um guia didático para professores sobre consumo sustentável de alimentos.

O material explica os impactos negativos do desperdício de alimentos nas famílias e dão dicas de como combater esse hábito. Segundo uma pesquisa recente da Embrapa e da Fundação Getúlio Vargas, a família brasileira desperdiça, em média, 128 quilos (kg) de alimentos por ano. 

(Foto: Divulgação)

Cerca de um terço da produção de alimentos vai para o lixo, enquanto 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo. Outros três bilhões sofrem de má nutrição e obesidade por falta de uma dieta equilibrada.

“O desperdício nas famílias é um hábito enraizado na cultura de consumo latina e, para termos impactos positivos, podemos começar educando nossos jovens e capacitando professores, que são importantes agentes no processo de mudança cultural”, Gustavo Porpino, coordenador do projeto nos Diálogos Setoriais.

A iniciativa faz parte de projeto apoiado pelos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil, liderado pela Embrapa, em parceria com o WWF Brasil e colaboração do Instituto Maurício de Sousa.

As publicações terão tiragem impressa e serão distribuídas em escolas públicas do País. Também serão disponibilizadas gratuitamente em formato digital.

Turma da Mônica

O cartunista e escritor Maurício de Sousa disse que o engajamento da Turma da Mônica na temática do desperdício de alimentos não será restrito à publicação.

As revistas de linha também vão ajudar no trabalho educativo, “basta criatividade e continuarmos contando com informações da Embrapa para inserirmos o tema entre uma aventura e outra”, disse Sousa.

** Com informações da Embrapa