Fortaleza ganha praia acessível gratuita a pessoas com deficiência

(Foto: Divulgação)

Os cearenses com deficiência e baixa mobilidade, que sonhavam ir à praia, agora podem se divertir na areia no Aterrinho da Praia de Iracema, em Fortaleza.

A iniciativa é do Projeto Praia Acessível, que disponibiliza cadeiras anfíbias modernas e uma equipe especializada de bombeiros, salva vidas, enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos e técnicos da secretaria de turismo, para atender as pessoas com deficiência.

Em oito meses de projeto, mais de mil pessoas foram atendidas gratuitamente na capital cearense.

Uma das cidadãs atendidas pelo projeto é a Dona Ana, de 81 anos, Com Alzheimer e mobilidade reduzida, ela reviveu sensações e relembrou momentos de quando era jovem por alguns minutos.

“É uma alegria a mais para ela, e pra gente vê-la feliz. Nós não saímos muito de casa. Ela gostava do mar, mas por causa dos problemas da saúde, ficou sem vontade de sair de casa. Sempre insistimos para trazê-la e agora deu certo”, contou Djana, filha da Dona Ana, em entrevista ao SóNotíciaBoa.

Lançado em 2010 em São Paulo, o Programa Praia Acessível tem como objetivo oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. A iniciativa já passou por Santos, Florianópolis, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Fonte: SóNotíciaBoa