Iniciativas doam mudas de árvore em todo o país

(Foto: Sosma)

Em comemoração ao Dia da Árvore, nesta quarta-feira (21), diversas organizações, entidades e empresas estão doando gratuitamente mudas de árvores para incentivar a arborização nos centros urbanos. Confira as ações na sua cidade e garanta a sua muda:

Região Sul

– Santa Catarina:

  • Fundação do Meio Ambiente (Fatma): A Fundação do Meio Ambiente irá doar mais de mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Entre as espécies selecionadas estão jabuticaba, pitanga e cabeludinha. A doação acontecerá no hall da Fundação, a partir das 13h, Rua Felipe Schmidt, 485, Florianópolis, Santa Catarina.

– Paraná:

  • Instituto Ambiental do Paraná: Considerado um dos principais projetos de doação de mudas nativas no estado, o Instituto doa regularmente mudas de árvores nativas para os cidadãos interessados. Para solicitar a sua, clique aqui.

Região Nordeste

– Bahia:

  • Horto Florestal: Estão disponíveis para a população de Camaçari, mais de 15 tipos diferentes de mudas de árvores nativas, ornamentais e frutíferas de pequeno e grande porte. Para requerer as mudas, os interessados devem comparecer ao Horto e assinar um termo de compromisso, se responsabilizando em plantá-las em até quinze dias. O Horto Florestal funciona de terça a sexta, das 08h às 12h e das 13h às 16h, na Rua Bela Vista, nº 102, Gleba B, Camaçari, Bahia.

Região Sudeste

– São Paulo:

  • Shopping Metrópole: Centenas de sementes de cinco espécies – canafístula, mutambo, pau-amendoim, saguari e timburi – serão distribuídas pelo shopping para incentivar o plantio de árvores, promover a conscientização ambiental e tornar a cidade mais arborizada. A ação acontece das 12h às 18h, na praça de eventos do Shopping Metrópole – Praça Samuel Sabatini, 200, Centro, São Bernardo do Campo, São Paulo.
  • Shopping Plaza Sul: Doação de sementes da árvore chuva-de-ouro para incentivar a plantação de árvore na cidade. A ação acontece até o dia 22 de setembro, das 10h15 às 15h, nos corredores do Shopping – Praça Leonor Kauppa, 100, Saúde, São Paulo.
  • Avenida Paulista: Em um dos cartões-postais da cidade, a Fundação SOS Mata Atlântica distribuirá mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. A ação acontece das 11h às 15h, em frente ao Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073, Consolação, São Paulo.

– Minas Gerais:

  • Instituto Estadual de Florestas: O principal trabalho de doação de mudas é realizado por este Instituto, em parceria com prefeituras locais. Clique aqui para acessar a lista dos viveiros municipais espalhados pelo estado.

– Rio de Janeiro:

  • Horto Universitário: Até o dia 22 de setembro, das 09h30 às 15h30, a prefeitura da UFRJ realiza oficinas, doações de mudas e visita guiada pelo Horto Universitário – Praça Jorge Machado Moreira, 100

Região Centro Oeste

– Mato Grosso do Sul:

  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano: As doações de mudas de árvores nativas podem ser solicitadas por telefone, na divisão de áreas verdes: (67) 3314-3152

Região Norte

– Rondônia

  • Terminal da Integração: Até o dia 22 de setembro, passageiros do transporte coletivo do Consórcio do Sistema Integrado Municipal de Transporte de Passageiros (SIM), em Porto Velho, receberão mudas de plantas, orientação e acompanhamento do plantio de novas árvores na cidade. A ação acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) no Terminal da Integração, das 8h às 18h, Porto Velho.

Outra iniciativa bem bacana é do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), que desenvolveu o Programa Plante Árvore, onde empresas privadas se oferecem a patrocinar o reflorestamento de áreas degradadas. Para mais informações, acesse: http://www.ibflorestas.org.br/doacao-de-mudas.html

Se o seu estado ou cidade não está nesta lista, entre em contato com a Secretária de Verde e Meio Ambiente de seu município ou com a subprefeitura mais próxima de você.

** Com informações da Ciclo Vivo