Pedalada promove conscientização sobre esclerose múltipla em oito cidades

(Foto: Divulgação)

Domingo é dia de pedalar e promover a conscientização sobre a esclerose múltipla (EM), doença que afeta o sistema nervoso central e não tem cura.

A Associação Amigos Múltiplos da Esclerose (AME) realiza, no dia 27 de agosto, a terceira edição do “Pedale por uma Causa – Esclerose Múltipla”, passeio ciclístico que visa chamar a atenção da sociedade para a doença e a necessidade de repensar a inclusão e a acessibilidade nos municípios.

“Estamos felizes em, mais uma vez, desenvolver esta ação que coloca em foco um tema sensível de forma leve e divertida. É uma oportunidade de dar voz à comunidade afetada pela doença e, ao mesmo tempo, conscientizar a população sobre os seus sinais, lembrando a importância do diagnóstico precoce”, afirma Gustavo San Martin, fundador da AME.

Atualmente, existem no Brasil cerca de 40 mil pessoas com esclerose múltipla, uma doença neurológica e autoimune, que causa lesões cerebrais e medulares. As pessoas mais atingidas são jovens e adultos, com faixa etária entre 20 e 40 anos, sendo de duas a três vezes mais comuns em mulheres. Por ser crônica e reincidente, os sintomas vão e voltam. Entre os mais frequentes estão: problemas de visão, perda de sensibilidade em alguma região do corpo, formigamento, fadiga, alterações fonoaudiológicas, problemas de equilíbrio e coordenação, entre outros.

A expectativa da organização é reunir mais de mil pessoas e superar a marcar alcançada no ano passado, que contou com a participação de 500 pessoas e arrecadou mais de 500 quilos de alimentos.

Para participar, é necessário realizar inscrição prévia pelo site e levar 1 kg de alimento não perecível, que será doado a uma entidade beneficente de cada cidade. O passeio é aberto para pessoas de todas as idades.

O 3º Pedale por uma Causa – Esclerose Múltipla é gratuito e acontecerá simultaneamente em: Santo André (SP), Alfenas (MG), Florianópolis (SC), Pirassununga (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), no domingo, 27 de agosto, das 09h às 13h. Em João Pessoa (PB), a pedalada será das 7h às 11h.

Confira abaixo os endereços de partida e os trajetos percorridos em cada cidade:

Para mais informações, clique aqui.