Projeto ambiental do RJ será reproduzido em todo país

(Foto: Pixabay)

O projeto Sou Rio Sustentável, com ações ambientais e sociais na Praia do Arpoador, zona sul carioca, servirá de modelo para todo país. Este domingo, participantes do projeto limparam o lixo flutuante do mar, na Pedra do Arpoador e no Parque Garota de Ipanema.

O criador do projeto, Flavio Costaleites, decidiu trazer para o Rio de Janeiro a experiência piloto desenvolvida no Rio Grande do Sul e Santa Catarina por causa dos inúmeros problemas ambientais da cidade. O Sou Rio Sustentável será replicado para várias cidades brasileiras, onde ganhará o nome de cada localidade. “Ele é tipo o pai de todos”, disse Costaleites.

No próximo dia 28, nova ação será promovida com a Comlurb. É a limpeza das pichações da Pedra do Arpoador. “A gente vai fazer uma grande ação para limpar os mais de 300 pontos de pichação na pedra”.

Todas as ações de recuperação de áreas degradadas contarão com participação de profissionais. Voluntários serão bem-vindos em determinadas ações que não necessitem de especialistas, como resgate de animais. “Toda semana terá uma ação”, prometeu Flavio Costaleites.