Rock In Rio promove leilão para plantar árvores na Amazônia

(Foto: Pixabay)

Com o famoso lema “Por um mundo melhor”, o Rock In Rio lançou um leilão solidário online, para os fãs levarem para casa itens autografados das suas bandas favoritas.

A primeira fase já foi concluída. O maior valor pago no leilão, até o momento, foi de R$ 37 mil para o Meet & Greet do Maroon 5, que também conta com uma guitarra autografada da banda. Seguido pelo Meet & Greet do The Offspring no valor de R$ 4.100,00.

Os fãs ainda podem concorrer a guitarras autografadas de artistas como: Bon Jovi, Red Hot Chili Peppers, Skank, Jota Quest, Scalene, entre outros.

De acordo com os organizadores, entre os dias 13 e 26 de setembro, os fãs poderão arrecadas também itens usados pelos artistas durantes os shows e outras preciosidades.

Toda a renda arrecada será revertida em mudas de árvore para o projeto socioambiental Amazonia Live do Rock in Rio. A iniciativa visa sensibilizar para a importância de reduzir as emissões de carbono e conscientizar sobre a preservação ambiental, por meio do plantio de 4 milhões de árvores na bacia do Rio Xingu.

O projeto já angariou mais de 3 milhões de mudas de árvore, sendo 1 milhão doado pelo próprio Rock In Rio e 2 milhões por empresas parceiras. Até o momento, já foram plantadas mais de 200 mil árvores no Mato Grosso e mais de uma tonelada de sementes foi plantada na semeadura inaugural para, posteriormente, serem plantadas no Rio Xingu.

Segundo a Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (Raisg), aproximadamente, 4,7% da Amazônia foi desmatada entre 1500 a 1977. Apenas nos últimos 36 anos, este número subiu para 18% e até 2013, o Brasil perdeu 632 mil km² de florestas.

“Pela primeira vez estamos adotando globalmente uma mesma causa que será promovida em todos os países onde o Rock in Rio está e se estenderá por várias edições do evento. Estamos garantindo o plantio de um milhão de árvores e, com a ajuda de marcas parceiras e dos fãs do festival, queremos chegar a cerca de 3 milhões de novas árvores na região”, explica Roberto Medina, presidente do Rock in Rio.

“Com esta ação, vamos chamar a atenção do mundo inteiro para um problema urgente e mostrar que é possível plantar, sobretudo, esperança. Para se ter uma ideia da importância disso, segundo dados do ISA, uma floresta com 3 milhões de árvores transpira a cada dia cerca de 48 milhões de litros de água. Outro dado importante e que merece a nossa atenção é que a Amazônia tem 20% de toda a água doce do planeta e isso não pode se perder”, complementa Medina.

Para participar do leilão, acesse: https://www.esolidar.com/b/amazonialive?page=1. Consulte o regulamento, clicando aqui.

O Rock in Rio acontece de 15 a 17 e de 21 a 24 de setembro, a partir das 14h, no Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Para mais informações, acesse: http://rockinrio.com/rio/pt-BR