Ultramaratonista vai atravessar a Europa para conscientizar sobre a obesidade infantil

(Foto: Divulgação)

Na União Europeia (UE) uma em cada três crianças entre seis e nove anos apresenta excesso de peso ou está obesa. Essas crianças são susceptíveis a permanecer obesas ao longo da vida adulta, e são também mais propensas a desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes.

De acordo com o European Childhood Obesity Group (ECOG) é essencial sensibilizar a população sobre a obesidade infantil para auxiliar na sua prevenção.

Com o objetivo de apoiar a luta de conscientização sobre as causas da obesidade infantil, o atleta e estudante de fisioterapia Ralph Mesquita criou a ONG Eurocross For a Cause (ECFC) e vai cruzar a Europa correndo, com o objetivo de levar essa mensagem.

Ralph e uma equipe de jovens profissionais europeus vão atravessar nove países da Europa (Noruega, Finlândia, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Bélgica, França e Espanha) entre julho e setembro. Ralph percorrerá cerca de 5.300 Km para aumentar a conscientização sobre os riscos para a saúde relacionados à obesidade e estilos de vida pouco saudáveis. Atualmente Ralph está classificado entre os 100 melhores ultra-runners europeus, mas desta vez seu objetivo é aumentar a consciência para a obesidade infantil.

“Estamos muito satisfeitos que Ralph assumiu o desafio de percorrer vários países na Europa para aumentar a conscientização sobre a obesidade infantil. A prevenção da obesidade infantil é uma prioridade. Temos certeza de que tais iniciativas podem ajudar a sensibilizar os jovens e as famílias e, esperamos chamar a atenção para os benefícios de seguir estilos de vida saudáveis ​​o mais cedo possível”, afirma o Professor Artur Mazur, presidente do ECOG.

“Para combater a obesidade, ECFC concentra a sua energia sobre a importância da atividade física regular e de uma dieta saudável. Nesta batalha, a disciplina é fundamental. Esta abordagem não só será o principal tema do projeto neste verão europeu, mas também será usado para continuar a campanha depois do meu retorno”, diz Ralph Mesquita, fundador da ECFC e estudante Master de Fisioterapia da Universidade Católica de Louvain (UCL).

A rede da ECFC é composta por jovens e clubes de corredores internacionais. Eles vão incentivar o maior número possível de pessoas para participar desta incrível aventura: atravessar a Europa de norte a sul. Seja por cinco, dez ou mesmo cem quilômetros, eles poderão viver essa experiência com “Eurocross For a Cause – sensibilização à obesidade e Ralph” e tornar-se embaixadores dos valores do projeto.

(Foto: Divulgação)

Parte dos recursos arrecadados pela ECFC será transferida o ECOG para financiar iniciativas de conscientização e educação. O ECOG reúne especialistas multidisciplinares de todo o mundo com o objetivo de ajudar a comunidade europeia a compreender os impactos sociais, psicológicos e econômicos da obesidade infantil. “Estamos muito satisfeitos em apoiar Ralph”, concluiu o Prof Mazur ao comentar a iniciativa.

“Se a minha história e minha experiência puder inspirar nem que seja apenas um jovem no meu caminho entre a Noruega e a Espanha, eu vou ficar feliz. Eu quero mostrar-lhes que não importa a idade ou o nível de experiência, mas quando colocamos toda a nossa vontade, podemos superar objetivos maiores”, acrescenta Ralph.