Ideias que ajudam o meio ambiente

(Foto: Pixabay)

Lendo notícias do Paraná, vi uma reportagem que me atraiu e resolvi reproduzi-la aqui. Como sempre falamos de bons exemplos e nem sempre os encontramos no dia-a-dia, não custa reforçar atitudes que são consideradas “do bem” e que devem ser repetidas por outras pessoas que costumam praticar a pesca.

(Foto: Pedro Ribeiro)

O cidadão da foto, pescador profissional ou não, que não foi identificado, deu um exemplo num final de semana de lazer. Na Ilha do Rato, bem na travessia do ferry-boat, ele pescou esta bela Caranha, peixe em risco de extinção no litoral do Paraná e, depois das tradicionais fotos, devolveu-o ao mar.

Não é exatamente isto o que vemos por aí, onde inúmeros exemplares de robalos são embarcados, a exemplo de outras espécies. Na Baia de Antonina, por exemplo, não são raras as vezes em que podemos observar minúsculos peixes nas dezenas de barcos de pescadores de fim de semana e até mesmo em canoas de profissionais.

Se não houver conscientização, como a do cidadão da foto, daqui a alguns anos, não teremos mais peixes em nossas baías. Portanto, parabéns ao pescador da Caranha que devolveu o animal ao seu habitat.

Foto e Reportagem: Pedro Ribeiro, colunista do Paraná Portal