Aplicativo ajudará a recolher óleo doméstico

A Archer Daniels Midland (ADM), uma das maiores empresas do agronegócio mundial, lançará um aplicativo que fornecerá aos consumidores o serviço gratuito de agendamento da retirada do óleo comestível já usado em suas residências, evitando assim o descarte incorreto.

O aplicativo VITALIV utiliza o recurso de geolocalização, que aciona a cooperativa de reciclagem afiliada mais próxima para a coleta. No app também terá um mapa de localização com todos os postos de entrega voluntária (PEV) de diversos resíduos pelo Brasil.

Segundo a empresa, no Brasil apenas 6,5 milhões de litros de óleo usado sejam coletados e reaproveitados anualmente, quantidade muito pequena se comparada à média de consumo total de óleo, que já ultrapassa os 3 bilhões de litros. Cerca de 200 milhões de litros de óleo de cozinha são jogados em redes de esgoto, rios e córregos, um problema muito sério, já que basta um litro de óleo para poluir mais de 20 mil litros de água.

Em princípio, a abrangência geográfica do aplicativo será restrita a alguns bairros da cidade de São Paulo, como Bela Vista, Consolação, Pinheiros e região da Avenida Paulista.

No site da Vitaliv já tem boas informações sobre descarte de óleo – http://vivamaisvitaliv.com.br/

app oleo