Apple recebe autorização para testes em carro autônomo

(Foto: Tecstudio)

Após entrar nas casas de bilhões de pessoas com seus celulares, tablets, computadores e outros produtos, a Apple poderá estar em breve nos carros.

O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV, sigla em inglês) aprovou o início dos testes de um software para carros de direção autônoma em vias públicas pela Apple. Esta é a primeira vez que a empresa recebe aprovação para um teste desse tipo.

A autorização engloba três SUVs Lexus RX450h 2015. Cada veículo contará com uma pessoa atrás do volante para monitorar os testes, que estarão sujeitos às regras padrões.

Segundo a Bloomberg, a Apple entrou no mercado de carros autônomos para fazer frente ao Google e à Tesla, mas se concentrou em um primeiro momento em desenvolver tecnologias básicas. Com os testes, a empresa reforça que está levando a sério o investimento em mobilidade e na indústria automotiva, apesar da concorrência com outros 29 empreendimentos.

A Boston Consulting Group estima que até 2030, um quarto de todos os quilômetros dirigidos nos Estados Unidos poderá ser percorrido em carros elétricos autônomos compartilhados.