Minério converte luz solar e calor em eletricidade

(Creative Commons)

Com as energias renováveis conquistando mais espaço para substituir os combustíveis fósseis, cientistas da Universidade de Oulu, na Finlândia, descobriram um mineral capaz de transformar luz solar, calor e energia cinética em eletricidade.

Chamado de KBNNO, o mineral é um tipo de cristal pertencente à família perovskita. Sua característica principal é produzir energia a partir de algumas fontes, como raios solares, temperatura e movimento.

Esta é a primeira vez que pesquisadores conseguem identificar um material que possa converter as três fontes simultaneamente. Porém a energia gerada pelo mineral é pequena e pode ser utilizada como um modo alternativo de carregar aparelhos eletrônicos e high-tech, já que não possui energia o suficiente para abastecer uma casa inteira, por exemplo.

De acordo com o estudo, o único empecilho da descoberta é a eficácia da produção de energia do KBNNO, que é menor em relação aos perovskita especializados.

Os cientistas esperam que ajustes na composição do mineral possam suprir a carência das células solares quando não há luz solar, aumentando a sua eficiência energética. A expectativa é que o material seja comercializado a partir de 2018.

** Fonte: Super Interessante