Empresa lança os primeiros módulos de célula solar em estado sólido do mundo

sunset
(Foto: Luis Graterol/ Unsplash)

A empresa global de tecnologia Ricoh lança uma série de módulos de células solares de estado sólido sensibilizadas por corante (DSSC) capaz de gerar eletricidade renovável a partir da luz interna e de carregar eletrônicos e eletrodomésticos. A tecnologia é pioneira no mundo.

Preocupações com a segurança dos componentes líquidos impediram que a tecnologia fosse usada em aplicações comerciais. Com o eletrólito feito apenas com materiais de estado sólido, a nova linha elimina as preocupações de segurança com os líquidos e oferece maior eficiência na geração de energia sob fontes de luz mais fracas, com o uso de corantes orgânicos.

“Reconhecemos a necessidade – tanto nas empresas quanto na sociedade – de identificar novas fontes de energia renovável. Dessa forma, o poder da inovação e a crença na tecnologia que alimenta o futuro nos levaram a aproveitar a tecnologia DSSC para gerar energia renovável em ambientes críticos”, explica Fernando Maroniene, vice-presidente de Marketing da Ricoh Latin America.

A série RICOH EH DSSC está em fase de pesquisa para o desenvolvendo de células transparentes para uso em dispositivos como telefones celulares. Atualmente, está disponível no Japão em células vermelhas.