ONU: Jovem baiana se torna primeira brasileira a ganhar o prêmio Campeões da Terra

(Foto: Reprodução ONU)

A baiana Anna Luisa Beserra, de 21 anos, venceu o prêmio Jovens Campeões da Terra, principal premiação ambiental da ONU, com uma tecnologia para tratar água da chuva. Ela é a primeira brasileira a ganhar a competição.

Anna desenvolveu o Aqualuz, um filtro que purifica a água da chuva com radiação ultravioleta solar e facilita o consumo de água potável e filtrada em áreas rurais de difícil acesso. 

Um tanque, que retém a água, é exposto diretamente ao sol. Após um período de tempo, o dispositivo indica quando a água pode ser consumida.

Segundo a ONU, a falta de água afeta mais de 1 milhão de pessoas no Brasil e 1,8 bilhão de pessoas bebe água imprópria ao consumo no mundo.

Com a tecnologia, Anna Luisa já fornece água limpa para 265 moradores na região do semi-árido no nordeste brasileiro. A expectativa é que 700 pessoas sejam beneficiadas até o fim deste ano.

A invenção é de baixo custo, fácil manutenção e pode durar até 20 anos. Além disso, a tecnologia tem potencial para ser aplicado em outros países.

Conheça a iniciativa no vídeo abaixo:

** Com informações da ONU