Software ajuda produtores a rastrearem alimentos

(Foto: Unsplash)

A rastreabilidade de alimentos, principalmente, vegetais frescos para monitorar o uso de agrotóxicos ainda é um obstáculo para os pequenos produtores.

A Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e o Instituto da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (ICNA) desenvolveram um software para simplificar o rastreamento dos alimentos.

Desde o início de agosto, está em vigor a Instrução Normativa Conjunta nº 2 que estabelece que todas as frutas e hortaliças obtenham informações da sua origem fixadas nas embalagens.

Segundo o Ministério da Agricultura, deve ser feito o cadastro dos dados do produtor, o cultivo, a quantidade, o lote, data de produção, fornecedor e identificação, que poderá ser feita através de etiqueta, código de barra, QR Code ou outro sistema de identificação.

Com o programa desenvolvido pela Abrafrutas e  a ICNA, o produtor poderá realizar o seu próprio cadastro, o da propriedade, das áreas de plantio, das culturas cultivadas, datas de colheita e do plantio, e gerar a etiqueta com um código identificador com todas as informações.

** Com informações do jornal O Povo