Tecnologia transforma CO2 em combustível sintético

(Foto: Reprodução/ BBC)

A empresa canadense Carbon Engineering desenvolveu uma tecnologia capaz de “capturar” dióxido de carbono do ar (CO2) da atmosfera e transformá-lo em combustível sintético.

A tecnologia “suga” o ar e o expõe a uma solução química de hidróxido que concentra o CO2. O gás passa por um processo de refinamento para ser purificado, armazenado e, posteriormente, utilizado como um combustível líquido.

“Podemos armazenar o CO2 em pó ou combiná-lo com hidrogênio para formar hidrocarbonetos ou metanol”, diz Jenny McCahill, da Carbon Engineering. Estima-se que a captação de CO2 do ar custa menos de US$100 a tonelada.

Com um investimento de US$68 milhões da empresa Chevron, a Carbon Engineering pretende construir a estrutura física para abrigar equipamentos de escala industrial voltados à limpeza de CO2 do ar.

A expectativa é que a captura de gases poluentes seja capaz de retirar até um milhão de toneladas de CO2 da atmosfera a cada ano.

Segundo a Carbon Engineering, o combustível sintético poderá ser usado para mover diferentes tipos de motores, sem ser alterado.

** Com informações da Época Negócios