Vem aí o pneu de guaiúle

(Foto: Reprodução)

A Bridgestone Corporation anuncia que fabricou com sucesso pneus de passeio com 100% dos componentes de borracha natural derivados do guaiúle*, um arbusto do deserto que cresce em regiões áridas. Fabricados no Centro Técnico da Bridgestone no Japão, os pneus são particularmente únicos porque foram construídos usando a borracha natural de guaiúle cultivado pela Bridgestone no Centro de Pesquisas de Processo de Bioborracha em Mesa, Arizona, nos Estados Unidos.

Em um esforço global, a Bridgestone fabricou pneus de passeio similares em sua fábrica em Roma, Itália, na metade desse ano. Na fabricação desses pneus, todos os principais componentes de borracha natural – incluindo a rodagem, lateral e enchimento de talão – foram substituídos por borracha natural extraída do guaiúle cultivado e colhido pela Bridgestone.

Hoje, aproximadamente 90% de toda borracha natural é colhida da árvore seringueira, que cresce principalmente em regiões tropicais no Sudoeste da Ásia.  O objetivo da Bridgestone, maior empresa de pneus e borracha do mundo, no investimento e na pesquisa e desenvolvimento de novas fontes sustentáveis de borracha é aliviar a superconcentração de produção de borracha natural em certas regiões.

O guaiúle cresce no sudoeste dos Estados Unidos e México e a borracha natural feita de guaiúle é um biomaterial derivado de planta similar à borracha natural extraída da árvore seringueira. Como o guaiúle cresce em regiões áridas, o oposto de regiões tropicais onde a árvore seringueira é encontrada, o desenvolvimento adicional de borracha de guaiúle é esperado para contribuir com a diversificação de fontes de borracha natural.