ONU e WWF elogiam encíclica verde e atitude do Papa Francisco

(Foto: Max Rossi/Reuters)

Instituições, ambientalistas e cientistas comemoraram a atitude do papa Francisco, que trouxe um novo respiro a favor da preservação ambiental e climática.

A ONU (Organização das Nações Unidas) e a WWF (sigla em inglês para Fundo Mundial para a Natureza) elogiaram o comprometimento papal com o meio ambiente.

Para Christiana Figueres, secretária-geral do Secretariado da Mudança Climática da ONU, a encíclica é um incentivo para os governantes que participarão da COP21 – Convenção do Clima – na França. “Este clamor deveria guiar o mundo rumo a um acordo climático universal forte e duradouro em Paris no final do ano”, afirmou em comunicado.

lumenfidei

A presidente da WWF, Yolanda Kakabadse, afirmou que a mudança climática é um tema que afeta o cotidiano de todos, principalmente as populações mais pobres. “A mudança climática não é mais só um tema científico; é cada vez mais um tema moral e ético. Ela afeta as vidas, o sustento e os direitos de cada um, especialmente dos pobres, dos marginalizados e das comunidades mais vulneráveis”.

A encíclica do papa Francisco propõe um diálogo global para terminar com o modelo de consumo atual e evitar a degradação do meio ambiente.