Você sabe exatamente o que significa “orgânico”?

(Foto: Reprodução)

Os produtos orgânicos são cultivados de forma ecologicamente correta, sem agrotóxicos ou pesticidas persistentes.

A agricultura biológica é um método de produção que enfatiza o uso de recursos renováveis ​​e a conservação do solo e da água para melhorar a qualidade ambiental.

Desde 2002, todos os produtos de alimentos orgânicos vendidos em os EUA são necessárias para atender às rigorosas normas federais administrados pela USDA .

Na Comunidade Europeia, a regulamentação começou 1999 na Alemanha e todos os países do bloco seguem, desde 2007, regras rígidas para orgânicos através do CAP (Política Agrícola Comum) .

No Brasil, a cultura e comercialização dos produtos orgânicos no Brasil foram aprovadas pela Lei 10.831, de 23 de dezembro de 2003. Sua regulamentação, no entanto, ocorreu apenas em 27 de dezembro de 2007 com a publicação do Decreto Nº 6.323.

O Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica permite também a produção paralela, na mesma propriedade, de produtos orgânicos e não orgânicos, desde que haja uma separação do processo produtivo. Também não poderá haver contato com materiais e substâncias cujo uso não seja autorizado para a agricultura orgânica.

De acordo com as novas regras, os agricultores familiares passaram a receber autorização para a venda direta ao consumidor, desde que tenham cadastro junto ao órgão fiscalizador.

Todos os produtos orgânicos devem estampar o selo federal do SisOrg em seus rótulos, sejam produtos nacionais ou estrangeiros.