Maysa Gadelha

Maysa Gadelha – presidente da Natural Fashion – confecção de algodão orgânico

Maysa Gadelha preside o Consórcio Natural Fashion (fundado em abril de 2000) e lidera a cooperativa CoopNatural empresa têxtil e confecções da região de Campina Grande – Paraíba, onde trabalham – em parceria – na produção e na comercialização de roupas de algodão orgânico colorido 23 empresas de confecções, cinco serigrafias, uma empresa de bordado, uma tecelagem manual e uma empresa de calçados, bolsas e acessórios, 11 cooperativas consultoras, quatro associações de artesãs, cinco cooperativas de artesanato, dois clubes de mães e 16 grupos de artesãos autônomos que geram cerca de 850 empregos diretos.

maysa

A trajetória de sucesso da Natural Fashion foi árdua. A cultura do algodão teve, por muitos anos, forte relevância na economia da Paraíba até que em 1983 um pequeno besouro, o bicudo-do-algodoeiro, alastrou-se como praga nas plantações, que foram praticamente dizimadas. Em 2009, a Embrapa Algodão, que tem sede em Campina Grande desenvolveu semente de algodão colorido naturalmente colorida.

A Cooperativa de Produção Têxtil e Afins do Algodão do Estado da Paraíba (CoopNatural) iniciou com dez empresas, no ano 2000,  coordenação de todo o processo, do plantio à finalização das peças. Hoje são três variedades de cores: marrom, rubi e safira – todas as desenvolvidas pela Embrapa – e as peças são artesanais, um excelente adereço e que agrega valor às peças. A maior parte dos artesãos envolvidos no projeto foi capacitada pelo Sebrae.

A Natural Fashion gera mais de 800 empregos, tem representantes em todo o Brasil e na Espanha, Itália, Noruega, Alemanha, Suiça e Holanda.  Produz mais de 10 mil peças por mês e exporta 20% de toda produção para os Estados Unidos, Europa e Austrália. Participa das principais feiras nacionais e internacionais. Tem um canal de vendas online e forte divulgação nas mídias internacionais de moda.

Por sua liderança e seu poder de gestão inovadora, Maysa Gadelha foi  reconhecida como uma das 100 líderes mais influentes de 2012 da Revista Época, foi finalista do Prêmio Claudia de 2012 na categoria Mulher de Negócios e foi vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em 2008.

Conheça o algodão orgânico e a Natural Fashion no site da empresa – http://www.naturalfashion.com.br/