Cidade britânica incentiva hortas para auto-suficiência alimentar

(Foto: Divulgação)

A cidade britânica Todmordem, próxima a Manchester, na Inglaterra, promove o plantio de hortas pela população para se tornar autossuficiente em alimentação até 2018.

Com pouco mais de 15 mil habitantes, Todmordem é a primeira cidade a adotar o conceito Incredible Edible (alimentos incríveis, em português), que incentiva a produção de alimentos necessários para abastecer a comunidade local.

A iniciativa, lançada em 2008, é composta por vários projetos em andamento. Entre eles, estão as hortas comunitárias. Localizadas em áreas públicas, o plantio é de uso comum e os alimentos podem ser retirados por qualquer cidadão, mesmo que ele não tenha se voluntariado para cuidar das áreas cultivadas. Há também a produção de animais de grande porte e aves, para atender a demanda por carne, leite e ovos.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

No site do conceito é possível encontrar diversas ferramentas e diretrizes para aplicar a ideia na sua região ou acessar receitas orgânicas.

No Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome incentiva o projeto de hortas, viveiros, pomares e lavouras comunitárias para aumentar a oferta de alimentos ricos em nutrientes e melhorar a condição de vida de pessoas em situação de insegurança alimentar.