Príncipe William lança prêmio global para salvar o planeta

Príncipe William
(Foto: Earthshot via BBC)

O Príncipe William e o ambientalista e apresentador David Attenborough lançaram o Prêmio Earthshot, para encontrar soluções inovadoras para os problemas ambientais mais graves do mundo e melhorem os padrões de vida em todo o mundo.

A premiação busca inovações em áreas como: proteção e restauração da natureza, renascimento nos oceanos, limpeza do ar, construção de um mundo sem resíduos e conserto do clima.

Em entrevista à BBC, o príncipe William contou que o seu pai, Príncipe Charles, foi quem chamou a sua atenção sobre os problemas ambientais e os impactos das mudanças climáticas antes de todos falarem sobre o assunto.

Agora, o lançamento do prêmio marca o momento em que ele assume a liderança da campanha ambiental de seu pai. Ele espera “entregar” o planeta às gerações futuras “em um estado melhor do que o encontrado pela geração dele”.

“Ele [Charles] falou sobre isso durante muito tempo e muito antes de as pessoas darem atenção para mudanças climáticas. Então, eu sempre ouvi, aprendi e acreditei no que ele dizia. Sinto que agora é minha responsabilidade”, disse. “Acho que atualmente, louco seria quem não acredita nas mudanças climáticas”.

A premiação Earthshot premiará cinco ideias com 1 milhão de libras por ano, durante 10 anos. No período de uma década, serão concedidos 50 milhões de libras, mais de R$ 360 milhões as iniciativas.

A expectativa é que o Earthshot se torne o maior prêmio ambiental de todos os tempos, o “Prêmio Nobel de Ambientalismo”

“Esperamos que este Prêmio Earthshot alcance todos ao redor do mundo”, disse o príncipe à BBC. “Desde comunidades, escolas, até bancos, governos, empresas — qualquer pessoa faz parte disso e qualquer pessoa pode encontrar as soluções de que precisamos.”

Os projetos serão avaliados por um Conselho formado por celebridades do mundo do entretenimento, esporte, negócios, caridade e meio ambiente. Na lista, estão a cantora Shakira, o jogador de futebol Daniel Alves e a atriz Cate Blanchett.

As inscrições serão abertas em 1º de novembro de 2020 com uma cerimônia de premiação anual a ser realizada em uma cidade diferente a cada ano, começando com Londres no outono de 2021.