Você Sabia? Energia limpa

1) Atualmente, 65,5% da energia ofertada no país vêm das hidrelétricas, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Brasil avança na construção de uma matriz energética cada vez mais limpa. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) habilitou 341 projetos de energia solar para o 1º Leilão de Energia de Reserva (LER) 2015. Os empreendimentos poderão gerar 11.261 megawatts (MW), volume de energia comparável a grandes projetos hidrelétricos, como a Usina de Belo Monte (PA).

2) O Nordeste tem se destacado na implantação da energia solar. A Bahia tem 125 de empreendimentos habilitados, somando 3.998 MW de potência. Em segundo lugar vem o Piauí, com 61 projetos, que vão adicionar 2 mil MW ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O Rio Grande do Norte tem 37 projetos (1.293 MW); Pernambuco com 31 empreendimentos (1.064 MW); São Paulo com 30 (1.109 MW) e Minas Gerais com 22 projetos (767 MW).

18_energia_solar

3) O Brasil tem todas as condições geográficas e climáticas para investir em fontes de energia renovável, como eólica e solar e ainda pode ser exemplo para toda América do Sul. Em Valinhos, no estado de S.Paulo, foi inaugurada a primeira grande indústria de painéis solares do país, a Globo Brasil (expositora da Intersolar South America). A empresa tem capacidade de produzir 2 mil painéis por dia, cerca de 180MW ao ano.

4) A Comissão Regional Ambiental do Atacama, no Chile, aprovou a construção do maior projeto de energia solar da América Latina, que será levantado em pleno deserto, a cerca de 800 km ao norte de Santiago. O complexo deve entrar em funcionamento em 2019, com 260 MW de potência instalada. (ANSA)

5) No primeiro andar da torre Eiffel  funcionam duas turbinas eólicas para dar exemplo ao mundo e iluminar as áreas comerciais da torre com energia 100% limpa e plenamente renovável.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)