Conheça as principais diferenças entre fogão elétrico ou a gás

(Foto: Reprodução)

Na hora de montar uma cozinha é importante saber as principais diferenças entre os tipos de forno, fogões e cooktops.

Os cooktops são a “parte de cima” do fogão, que pode funcionar via indução ou por via elétrica. Ele geralmente é embutido em um móvel e é mais utilizado para  fritar, cozer e esquentar todo tipo de alimento ou bebida. T

Para escolher qual das opções comprar ao montar a sua cozinha, separamos algumas dicas relativas a quais questões devem ser pensadas e planejadas na hora de adquirir o produto. Em primeiro lugar, é importante ter noção do espaço que você pretende destinar para a sua cozinha e para os eletrodomésticos.

Se o espaço da sua cozinha for pequeno, talvez o mais indicado seja comprar o forno e o cooktop separados. Você poderá acoplá-los a uma bancada ou suspender o forno e utilizar as partes de cima das paredes, que geralmente são esquecidas.

Também é importante considerar a segurança: o mais indicado é que no caso dos fornos, sejam instalados na altura da cintura, para evitar que você se queime

Estude as dimensões do produto antes de confeccionar o local onde este poderá ser embutido ou alocado. Nos casos do fogão e do forno, o indicado é que haja uma área de respiro para ventilação, e que fiquem a certa distância da geladeira.

Os cooktops não devem ficar na beirada das bancadas, pois seu superaquecimento pode provocar acidentes e queimaduras.

De acordo com os especialistas, os fornos, cooktops e fogões elétricos e a gás têm um desempenho de cozimento e custo semelhantes,mas funções distintas . O equipamento também pode funcionar por indução elétrica, com uma bobina metálica colocada abaixo da tábua do cooktop. Essas bobinas produzem o aquecimento da superfície da mesa e, consequentemente, do alimento a ser cozinhado. O aparelho que funciona por indução geralmente demora menos tempo que os demais para aquecer, cozer e fritar os alimentos.