Você sabia – Dia Mundial da Água

(Foto: Reprodução)

Apesar do aumento do nível de água nos sistemas de abastecimento, a crise hídrica é um fator presente na sociedade brasileira e atinge milhares de pessoas, seja pela seca provocada pelo El Niño ou a contaminação do Rio Doce provocada pelo rompimento da barragem de Mariana.

A verdade é que os recursos hídricos são um bem precioso e que nenhum ser vivo pode viver sem. Por isso, para comemorar o Dia Mundial da Água, preparamos algumas curiosidades sobre a água:

  • Você sabia que 70% da Terra está coberta de água?

Apesar da abundância de água no planeta, apenas 2% é água doce, sendo que 87% deste valor está congelada. Em 100 anos, uma molécula de água passa 98 anos no oceano, 20 meses em forma de gelo, duas semanas em lagos e rios, e menos de uma semana na atmosfera.

Estima-se que se toda a água (doce e salgada) fosse dividida entre os habitantes, cada um teria oito piscinas olímpicas cheias, mas se divide apenas a água potável, cada um teria o equivalente a cinco litros de água.

  • Você sabia que 55% do peso de um adulto é água?

A água é uma das responsáveis pelo funcionamento correto de vários órgãos do corpo, por isso uma pessoa sobrevive apenas sete dias sem beber água e precisamos tomar dois litros de água por dia.

  • Você sabia que economizar água é uma ação coletiva?

Para economizar água não adianta apenas investir em infraestrutura, é necessário que toda a sociedade colabore e incentive ações sustentáveis, por isso é fundamental conscientizar as pessoas sobre a importância de ser ambientalmente responsável.

O Brasil está posicionado na 12ª posição no ranking de consumo de água da ONU. Segundo dados da organização, os brasileiros consomem mais de 180 litros por dia, sendo que o ideal é o consumo máximo de 110 litros/dia.

  • Você sabia que a conta de água contém informações sobre o seu consumo?

Aprender a ler a conta d’água auxilia na detecção de fontes de desperdício e mostra a evolução histórica do consumo. Desta forma, o cidadão percebe os seus erros e corrigir a sua atitude.

  • Você sabia que o chuveiro é o grande consumidor de água dentro de casa?

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), um banho de 15 minutos sem fechar a torneira gasta 135 litros por pessoa, mas o ideal seria no máximo 110 litros. Por isso é necessário investir em redutores de saída, caixas d’água separadas e sistemas de reaproveitamento da água.

  • Você sabia que a torneira temporizada é melhor do que a comum?

As torneiras temporizadas cortam a vazão de água de acordo com o tempo de abertura escolhido, enquanto as tradicionais dependem da ação humana para serem fechadas.

  • Você sabia que descargas ecológicas reduzem o consumo de água?

Ao optar por uma descarga ecológica, o consumidor pode economizar até 25% de água. Para aqueles que não podem trocar de descarga no momento, uma dica é usar a meia-descarga no banheiro, quando for apropriado, podendo economizar oito litros de água por descarga.

8) Você sabia que há diferença entre água poluída e água contaminada?

A água poluída apresenta alterações físicas, como cheiro, cor, sabor e turbidez, e dependendo do grau de poluição pode comprometer o ecossistema e o uso daquele recurso. Em contrapartida, a água contaminada é caracterizada pela presença de substâncias químicas perigosas, metais pesados ou microorganismos, como vermes, bactérias ou vírus.

9) Você sabia que o Brasil é o país com mais água?

O Brasil concentra aproximadamente 12% da água existente na superfície do planeta, sendo que a maior parte está na Amazônia.

Segundo o professor da Universidade de São Paulo (USP), Marcelo Nolasco, a riqueza da água é avaliada em termos de disponibilidade hídrica por habitante, sendo um valor relativo. Entretanto ao adotar esta medida, a Islândia é a nação mais rica, apresentando 559.211 m³ por habitante.

** Com informações da Sabesp, ONU e Portal Terra