Cuidados redobrados com a pele no verão

(Foto: Reprodução)

Na próxima semana, começa a estação mais quente do ano: o verão. Mas independente da época, a exposição aos raios solares podem provocar diversos problemas de saúde, como queimaduras, insolação, envelhecimento precoce da pele e até mesmo câncer.

Conheça alguns cuidados simples para ficar com a pele maravilhosa durante todo o ano:

  1. Use filtro solar: A maneira mais eficaz de minimizar os efeitos prejudiciais do sol é usar diariamente o filtro solar. O produto deve ser aplicado, no mínimo, 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado após duas ou três horas. Recomenda-se o uso de um produto adequado para o seu tipo de pele, que evite a oleosidade excessiva, e tenha fator de proteção a partir do nº 30.

Segundo o dermatologista, Marcus Maia, aplicar o protetor após entrar e sair da água é fundamental. “O simples fato de entrar na água já faz com que você perca cerca de 50% da proteção do filtro solar. Então, o ponto principal é reaplicar corretamente a cada uma hora e sempre que sair da água”, explicou.

E não se deixe enganar pelo mormaço! Ele queima quase a mesma coisa que o sol.

  1. Use chapéus e fique embaixo do guardassol: além do filtro solar, use chapéu e roupas feitos com material que oferecem proteção UV e fique embaixo do guardassol. O mesmo vale para os dias de mormaço!
  2. Mantenha-se hidratado (a): Outra receita para ter a pele bonita é manter a hidratação do corpo. Para isso, consuma bastante líquido, de preferência dois litros de água por dia, e passe cremes hidratantes. Após a piscina ou a praia, vale investir em cremes pós-sol para diminuir o impacto do sol.
  3. Use produtos antioxidantes: Estes produtos contêm em sua composição vitamina C, ácido ferúlico, resveratrol, entre outros, que tornam a pele mais resistente aos danos do sol.
  4. Se alimente corretamente:os alimentos contêm propriedades que além de manter a pele linda, ainda ajudam no bronzeado! Alimentos como cenoura, manga, damasco, tomate, e vegetais verdes escuros – espinafre, brócolis, agrião, etc – devem ser seu grande aliado neste momento. Eles agem como antioxidante e aumentam a produção de colágeno, entre outras propriedades.

E não se esqueça! Essas dicas valem para todo o ano. Proteja-se!