Brasileiros pagariam mais por produtos ecologicamente correto

(Foto: Consulta Click)

Pesquisa realizada pelo Ibope revelou que quatro em cada dez brasileiros estariam dispostos a pagar mais para comprar produtos fabricados de maneira ambientalmente correta. O instituto analisou os conhecimentos da população sobre os assuntos relativos à preservação o ambiente. Foram ouvidas 502 pessoas das cinco regiões do País, num questionário pela Internet, entre os dias 23 de Fevereiro e 6 de Março, com margem de erro de quatro pontos porcentuais.

A intenção do trabalho era identificar e quantificar o apelo da ideia de compra de imóvel e outros bens duráveis e de consumo de empresas que façam compensação financeira sobre a emissão de dióxido de carbono relativa ao processo de fabricação.

Apesar da disposição do consumidor em pagar por um produto ecologicamente correto esbarra na falta de conhecimento do assunto. A pesquisa revelou que 51% dos entrevistados desconhecem pouco ou não conhecem o termo e 40% conhecem mais ou menos. Apesar de propensos a pagar mais por produtos considerados limpos no processo de elaboração, 43% responderam que raramente observam como foi fabricado. Outros 48% revelaram que observam.

O jornal O Estado de S.Paulo publicou um infográfico com o resumo da pesquisa do IBOPE: