Sustentabilidade é fator de escolha nas compras de cosméticos

(Foto: Unsplash)

A sustentabilidade está entre as três principais preocupações de 32% dos brasileiros na hora de comprar produtos de higiene e beleza, revela novo levantamento da Nielsen.

O estudo analisou as decisões dos brasileiros com produtos não testados em animais (cruelty free), que possuem ingredientes naturais e que são veganos.

Cerca de 29,9% dos brasileiros costuma comprar shampoos naturais, orgânicos e sustentáveis, sendo o item mais consumido na categoria de sustentáveis.

Em seguida estão: sabonete, condicionador, creme para o corpo, maquiagem, creme para o rosto, creme de tratamento, desodorante, protetor e máscara facial.

Apenas o segmento de ingredientes naturais cresceu 125% e, além da embalagem, foi o critério mais reconhecido pelo consumidor como o mais “sustentável”.

O maior segmento é o de cruelty free, que representa 11% de higiene e beleza e tem taxa de crescimento de 61%. As vendas de produtos veganos, que representam 3% do faturamento do setor, cresce no mesmo ritmo do cruelty free.

Outro levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) confirmou a tendência e constatou que 45% dos consumidores ouvidos pagam até 10% mais por produtos sustentáveis de beleza.

** Com informações do Cosmetic Innovation