Equilíbrio: Estímulo à criatividade

(Foto: Reprodução)

Luzes e cores estimulam e suscitam a criatividade. De fato, a cromoterapia tornou-se um processo de tratamento para diversas afecções que utilizam a intensidade vibratória das luzes e cores. Observe-se que, no espectro solar do arco-íris, o amarelo desperta a mente e amplia a capacidade de atenção.

O azul é relaxante, acalma e favorece o sono. O verde renova as energias e é muito utilizado nos centros cirúrgicos. O creme e o rosa são timbres que inspiram conforto e amor, enquanto laranja e salmão despertam o apetite. As cores escuras inspiram desconforto e tristeza.

O som, quando em alta vibração, ensurdece e aniquila a sensibilidade além de promover estragos no aparelho auditivo do ouvinte. O tímpano é uma membrana que vibra com a variação da pressão, fato que nos permite ouvir. É comum nas viagens de avião, subindo e descendo a serra, ou ainda mergulhando fundo, ficar momentaneamente surdo com a tensão exercida pelo ar e também pela água.

O som, em alta vibração ensurdece, enquanto o silêncio absoluto é cheio de sons interiorizados e embutidos que reverberam no corpo. Subjacente a essas observações está o conceito de ritmo e tempo. O som musicalmente é medido por movimentos que, por sua vez, geram o ritmo. Comesse raciocínio surgiram relógios, sinos, apitos etc.

É indispensável ter sensibilidade para discernir a música como a linguagem do som independentemente de ser popular ou erudita. É melhor olhar o caminho à frente do que no espelho retrovisor. A música é, de todas as artes, a única que figura nas concepções idealizadas do Paraíso.

No céu cristão de acordo com os quadros de Rafael Sanzio (1483 – 1520), aparecem anjos tocando violino, flauta, harpa, trompa, em verdadeiros concertos celestiais. No Vaticano encontra-se O Anjo Músico. No Museu de Bolonha: Santa Cecília a padroeira da música. A linguagem musical é a preferida para por o crente em comunicação com Deus.

As Cantigas de Ninar ou Cantigas de Berço entorpecem e levam ao sono por isso são também chamadas no idioma francês de berceuse (berço).

Favorecem o sono também o som constante e monótono do tic-tac do relógio e até de uma torneira aberta pingando…

O civismo é incentivado através do canto e as mais gloriosas revoluções políticas e sociais foram desencadeadas pela música. A Revolução Francesa foi incrementada com a Marselhesa música de Rouget de L’Isle, um canto de todas as bocas, um brado pela liberdade.

Texto: Mario Albanese