Hoje começam os Jogos Mundiais Indígenas

Esportistas de diversas regiões do Brasil e do mundo já estão em Palmas, no Tocantins, para participar da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.  O evento reunirá 23 etnias brasileiras, além de populações tradicionais de outros 22 países.

Para participar, os indígenas precisam ser originários de suas aldeias, falar a língua tradicional e conhecer a própria cultura. Dentro da etnia, o cacique e o chefe da delegação recrutam os atletas.

O Cerrado estará representado pelos povos Karajá, Bakairi, Paresi, Xavante, Bororo, Nhambikwara, Rikbatsa, Canela, Manoki, Tairapé, Xerente, Javaé, Kamaiurá e Kuikuro. O povo Xerente é o anfitrião da festa. Eles vivem no Tocantins e estão divididos em duas terras indígenas.

Palmas/TO – Índios Kayapó fazem apresentação durante coletiva de imprensa Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os povos Asurini, Waiwai, Kayapó, Gavião Kykatejê, Gavião Parakatejê e Matis são os representantes da Amazônia.O povo Pataxó marca a participação da Mata Atlântica. Cerca de 11,8 mil índios Pataxó vivem entre o extremo sul da Bahia e o norte de Minas Gerais. Das terras mais ao Sul do Brasil vem o povo Kaingang, representando os Pampas. Os Kaingang estão distribuídos em quatro estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, ocupando mais de 30 terras indígenas.

Os representantes do Pantanal são os povos Terena e Guarani Kaiowá. Originalmente, os Terena habitavam o estado de Mato Grosso do Sul, mas hoje estão divididos em 16 terras indígenas e também podem ser encontrados nos estados de Mato Grosso e São Paulo. A luta pela demarcação é constante, pois ainda existem terras que não foram demarcadas. Atualmente são mais de 25 mil índios. A Caatinga não terá representante.

Ouça a matéria na Radioagência Nacional:

No Tocantins, a modernidade convive em total harmonia com as tradições.  Existe no Tocantins uma população aproximada de 10 mil indígenas. Todos com cultura e tradições muito bem preservadas. São indígenas de sete etnias: Krahô, Krahô Canela, Karajá, Karajá Xambioá, Apinajé, Xerente e Javaé. Eles se distribuem em mais de 82 aldeias, em municípios de todas as regiões do Estado. Veja as etnias participantesm do Brasil e do exterior :http://www.jogosmundiaisindigenas.com/

http://www.jogosmundiaisindigenas.com/

Fonte: Funai 

ETNIAS NACIONAIS CONFIRMADASPAÍSES CONFIRMADOS
1Assuriní1Argentina
2Bororo Boe2Austrália
3Guarani Kaiowá3Canadá
4Javaé Itya Mahãdu4Chile
5Kamayura5Colômbia
6Karajá6Congo – Brazzaville
7Kayapó Mebêngôkre7Costa Rica
8Kyikatêjê/Parakatêjê8Equador
9Matis9Estados Unidos
10Paresi10Etiópia
11Pataxó11Paraguai
12Tapirapé12Guatemala
13Terena13Guiana Francesa
14Wai Wai14México
15Xavante15Nicarágua
16Xerente16Nova Zelândia
17Kaingang17Panamá
18Manoki18Peru
19Kura Bakairi19Rússia
20Kanela20Uruguai
21Kuikuro21Venezuela
22Erikibaktsa22Mongólia
23        Mamaindê