Pesquisa aponta que yoga e meditação ajudam a curar doenças e depressão em nível molecular

(Foto: Pixabay)

Atividades de equilíbrio como Tai Chi Chuan, yoga e meditação são conhecidos pela sua capacidade de promover uma sensação de bem-estar e reduzir o estresse. Embora esses exercícios sejam serem ótimas maneiras de relaxar, novas pesquisas mostraram que seus benefícios se estendem muito além do que imaginávamos. Na verdade, essas atividades podem efetivamente gerar mudanças físicas em nível molecular.

Um estudo recente liderado por cientistas da Universidade de Coventry e da Universidade de Radboud mostrou que essas atividades podem reverter as reações moleculares dentro do seu DNA que causam doenças e depressão.

“Essas atividades estão deixando o que chamamos de assinatura molecular em nossas células, o que reverte o efeito que o estresse ou a ansiedade teriam em nosso corpo. Simplificando, as intervenções mente-corpo fazem com que o cérebro guie nossos processos de DNA por um caminho que melhora o nosso bem-estar “, disse a pesquisadora Ivana Buric.

Buric também observou que milhões de pessoas já estão colhendo os benefícios de exercícios mentais como yoga e Tai Chi, sem sequer perceber o quanto essas atividades são verdadeiramente benéficas para seus corpos. Buric afirma que, embora ainda seja necessário fazer mais estudos para verificar o alcance dos benefícios, ela acredita que sua pesquisa é um elemento fundamental para futuros esforços de pesquisa.

Publicado na revista Frontiers in Immunology, seu estudo analisa mais de uma década de pesquisas sobre como as estratégias de intervenção mente-corpo podem afetar o comportamento do DNA. A expressão genética foi um ponto importante da pesquisa da equipe, porque a forma como os genes são ativados para produzir proteínas pode ter ser impactada.

No total, a equipe analisou 18 estudos com 846 participantes. Os especialistas determinaram que, quando analisados ​​como um todo, os 11 anos de dados “revelam um padrão nas mudanças moleculares que acontecem ao corpo como resultado das intervenções mente-corpo, e como essas mudanças beneficiam nossos problemas mentais e físicos saúde”.

Sabe-se que quando uma pessoa sofre um evento estressante, seu corpo entra em um processo que desencadeia a produção de uma molécula que regula a expressão gênica, conhecida como NF-kB. A equipe de pesquisa descobriu que as pessoas que praticam intervenções mente-corpo regularmente apresentam uma redução na produção de NF-kB.

Fonte: Guia de Orgânicos