Anéis de latinhas se transformam em bolsas de boutique britânica

bolsa é feita com anéis de lata
(Foto: Divulgação)

A butique britânica Bottletop desenvolveu bolsas e acessórios a partir de anéis de latas de cervejas e refrigerantes coletados nas ruas de Salvador (BA) por uma cooperativa.

O gerente da grife, o brasileiro João Zabaleta, explica que o design das peças é feito no escritório em Londres e a produção é feita no ateliê da marca na Bahia.
Todos os produtos são feitos à mão por 28 brasileiras, que tratam os anéis, pintam e fazem crochê para as bolsas.

Fabricar suas peças com latinha faz parte do objetivo da marca de promover o consumo consciente e a adoção da sustentabilidade pelos consumidores. Para se ter uma ideia, a boutique não promoveu a Black Friday por ser um momento de consumo excessivo e lançou uma linha de pulseiras em parceria com a ONU.

Cada pulseira representa um dos 12 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e são feitas a partir do plástico coletado no fundo do mar da Costa Rica e do material de armas recolhidas em El Salvador. A produção vem do Nepal, de um trabalho social de mulheres que foram resgatadas de redes de exploração sexual.

As pulseiras são vendidas aos pares para que sejam objetivos compartilhados entre as pessoas. Toda a renda obtida com a venda é destinada a projetos sociais ligados aos objetivos de sustentabilidade mapeados pela ONU.

** Com informações da RFI