Grifes querem lançar o “tênis mais sustentável do mundo” em 2021

(Foto: Divulgação Instagram Allbirds)

A  Adidas e a startup Allbirds fecharam uma parceria para reduzir a emissão de carbono na produção e criar o tênis esportivo mais sustentável do mundo, informou James Carnes, vice-presidente de estratégia de marca da Adidas, em entrevista a Fast Company.

Cerca de 24 bilhões de pares de sapatos são fabricados por ano pelas empresas, a partir de matérias-primas, como petróleo, couro e algodão. Todo o processo de fabricação emite gases de efeito estufa, que acelera as mudanças climáticas.

A parceria entre Adidas e Allbirds pretende manter a emissão de carbono em dois quilos por tênis, mesma quantidade emitida por um carro comum que percorre 8 km. De acordo com Carnes, esta é a menor emissão que eles acreditam ser viável.

O cofundador da Allbirds, Tim Brown, afirma que as empresas se tornaram aliadas em ajudar o meio ambiente e sem a inclusão da sustentabilidade e mudanças rápidas no processo produtivo, não haverá competitividade e nem “futuro de que falar”.

No ano passado, a Adidas anunciou o Futurecraft Loop, um tênis de corrida 100% reciclável e uma aposta de um novo modelo de negócio baseado na economia circular. Apesar de todo o calçado poder ser reciclado, apenas 10% poderá ser incorporado a um novo para garantir que o desempenho do tênis não seja comprometido. O lançamento comercial não deve acontecer antes de 2021.