H & M expande coleção ecofriendly

(Foto: Mikael Jansson/ H&M)

Em comemoração ao movimento Arts and Crafts da Suécia, a rede sueca H & M apresenta a sétima edição Conscious Exclusive, coleção feita com materiais sustentáveis.

Além do linho, algodão e seda orgânicas, Tencel e poliéster reciclado já usado na coleção, a marca adicionou Econyl, uma fibra de nylon 100% regenerada a partir de meia arrastão e outros resíduos do produto.Os acessórios são feitos com prata reciclada e castiçais descartados.

A nova coleção foi inspirada nas pinturas e tapeçarias pertencentes aos artistas suecos do século 19, Karin e Carl Larsson e visa demonstrar as maneiras que a indústria da moda pode aumentar o seu potencial utilizando materiais sustentáveis nas roupas.

“Moda e sustentabilidade não são mais uma contradição e acho que a reutilização e a reciclagem são uma iniciativa importante em toda a [indústria] moda. É realmente inspirador ver esses designs serem feitos de materiais reciclados”, disse Christy Turlington Burns, o rosto deste ano da campanha.

Forma de combustível

Como parte das suas ações de sustentabilidade, a H & M possui uma parceria com o município de Eskilstuna, na Suécia, para descartar as roupas defeituosas, com mofo ou resíduos químicos nocivos. As peças são encaminhadas para a usina em Vasteras, e queimadas para gerar energia. Apenas em 2017, foram queimadas mais de 15 toneladas de roupa.

O projeto também faz parte de uma campanha do governo sueco para erradicar o uso de combustíveis fósseis na produção de energia até 2020.

** Com informações da Vogue