Marca desafia portugueses a reciclar calçados

(Foto: Nathan Dumlao/ Unsplash)

A marca de roupas e sapatos Timbaland lançou, em Portugal, a campanha Second Chance (Segunda Chance, em português), para evitar o desperdício têxtil e que os produtos tenham a destinação incorreta.

A iniciativa já recolheu 2.600 kg de calçados usados em 104 lojas em outros países europeus no ano passado.

Ao entregarem o sapato usado, os consumidores recebem 10 euros de desconto na sua próxima compra na Timberland. Os calçados recebidos são encaminhados para a Wippytex, empresa parceira da marca, passam por uma triagem para serem desmontados e terem os materiais reaproveitados ou reciclados e transformados em matéria-prima.

Objetivos para 2020

A campanha Second Chance está entre as ações de responsabilidade ambiental promovidas pela Timberland para cumprir diversas metas até 2020.

Entre os objetivos traçados estão: a plantação de 8,7 milhões de árvores em todo o mundo; o reaproveitamento de 233 milhões de garrafas de plástico nos calçados; 100% do calçado incluirá, no mínimo, um material reciclado, orgânico ou renovável; 100% das roupas serão fabricadas com algodão orgânico dos Estados Unidos ou da iniciativa Better Cotton; e nenhum produto conterá PVC.

Para conhecer mais sobre a responsabilidade ambiental da Timberland, acesse: https://www.timberland.pt/responsabilidade.html