Marcas de moda incentivam o consumo consciente

(Foto: Reprodução/ SEBRAE)

A sustentabilidade e o consumo consciente invadiram as passarelas ao redor do mundo e são vistas por muitos estilistas nacionais e internacionais como o futuro da indústria fashion.

Ao contrário da indústria convencional, a moda sustentável, também conhecida como moda verde, prioriza o uso de materiais que não afetam o meio ambiente, a sociedade e a economia para produzir roupas, acessórios e sapatos.

Renomada internacionalmente, a estilista Stella McCartney se tornou sinônimo de sustentabilidade na indústria fashion. A britânica, que se considera uma “Eco-guerreira” e defende causas ambientais, investiu em moda verde na sua marca usando madeira certificada e tecidos orgânicos, além de boicotar o uso de pele e couro de animais.

(Foto: Valerio Mezzanotti/ The New York Times)
Modelo usando vestido Stella McCartney feito de tecido orgânico, na Semana de Moda de Paris (Foto: Valerio Mezzanotti/ The New York Times)

Em outra vertente da indústria fashion sustentável, o surfista Kelly Slater lançou a coleção Evolution Series, em parceria com a marca Aquafil. A linha de roupa utiliza o tecido Ecoyl, feito com redes de pesca descartadas nos mares e nylon, para produzir calças, camisetas e jaquetas. O objetivo é chamar atenção para o descarte de lixo nos oceanos e conscientizar as pessoas sobre os impactos causados pela poluição no ecossistema marinho.

A rede de fast fashion sueca H&M também faz parte do time sustentável e utiliza na produção de suas peças: algodão, lã reciclada, tecido, seda e couro orgânicos, plástico reciclado e borracha natural. Além disso, a marca se preocupa com a proteção de animais e foi a primeira na indústria a lançar o Garment Collecting program, um programa global de coleta de vestimentas, que visa diminuir o desperdício, usando roupas usadas para produzir novas peças.

(Foto: Divulgação/ H&M)
(Foto: Divulgação/ H&M)

No Brasil, a adesão a moda sustentável também está crescendo. Um dos projetos de destaque é o Mix By Brasilassinado pelo designer Jefferson de Assis, que valoriza o artesanato manual brasileiro e busca novas tendências a serem utilizadas pela indústria.

Destaque para a Natural Fashion, com linhas de roupas de algodão orgânico tingido naturalmente.