10 programas obrigatórios para fazer em São Paulo

Centro Financeiro de São Paulo (Foto: Reprodução)

“A cidade que nunca dorme” é uma das melhores frases para descrever a pluralidade de atrações que São Paulo oferece para todas as idades, gostos e condições financeiras. Em comemoração ao seu aniversário, listamos 10 programas obrigatórios que você precisa fazer na capital paulista.

– Assistir ao pôr do sol:

(Foto: Reprodução)Na Zona Oeste da cidade, a Praça Pôr do Sol é conhecida pela sua fantástica vista e faz com que o visitante tenha uma nova perspectiva da cidade.

Endereço: Rua Desembargador Ferreira França, s/nº, Alto de Pinheiros.

– Passar o dia no Jardim Botânico:

(Foto: Reprodução)

Com aproximadamente 360 mil metros quadrados de área verde, o Jardim Botânico possui espaços com plantas nativas e exóticas da Mata Atlântica e é o abrigo de diversos animais, como macacos, bichos-preguiça, tucanos, entre outros. Além disso, também abriga o Museu Botânico, que ensina sobre os vários ecossistemas encontrados no estado.

Endereço: Avenida Miguel Stéfano, 3031, Vila Água Funda

– Viajar de trem até Paranapiacaba:

(Foto: Reprodução)

Há dois séculos, a cidade de Parapiacaba, no município Santo André, abrigou imigrantes ingleses que vieram ao país para construir a ferrovia paulista.

Apesar de o trem ter sido substituído pelo metrô como meio de transporte, ainda é possível viajar em uma locomotiva até Parapiacaba e conhecer sua arquitetura rústica, fazer trilha, ir a cachoeiras e ter bastante contato com a natureza.

A viagem é feita todos os domingos, às 8h30, na Estação da Luz. Os ingressos devem ser comprados com antecedência na bilheteria local.

– Fazer trilha no Núcleo Pedra Grande:

(Foto: Reprodução)

Localizado no Parque Estadual Serra da Cantareira, um dos maiores com floresta urbana, o Núcleo Pedra Grande foi o primeiro caminho dentro do Parque a ser aberto em 1989 e é comporto por três trilhas: Figueiras, com 1.200m de percurso; Bica, com 1.500m; e Trilha da Pedra Grande, com 9.500m.

Endereço: Rua do Horto, 1799

– Apreciar a vista dos mirantes distribuídos pela cidade:

(Foto: Reprodução)

Apesar de São Paulo ser caótica e cinza no dia a dia, a cidade vista do alto proporciona vistas deslumbrantes e gratuitas.

Prédios, serras, parques e até mesmo viadutos, garantem ao público uma bela vista da cidade, como o Prédio Altino Arantes (também conhecido como Prédio do Banespa), o Núcleo Pedra Grande, e o Pico do Jaraguá – uma reserva de Mata Atlântica declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 1994.

– Ir ao Mercadão:

Mercado Municipal de São Paulo (Foto: Reprodução)

Considerado um dos símbolos históricos e gastronômicos da cidade, o Mercado Municipal – popularmente conhecido como Mercadão – conta com quase 300 estandes, desde frutas, especiarias e até refeições, como o famoso lanche de mortadela.

Endereço: Rua da Cantareira, 306, Luz

– Passear pela Paulista aos domingos:

(Foto: Reprodução)

A Avenida Paulista é um dos principais cartões postais da cidade e aos domingos, fica fechada para veículos e toda disponível para os pedestres.

Por isso, aproveite o fim de semana para andar com a família pela avenida e curtir as principais atrações, como ir ao Masp, andar de bicicleta e skate, comer na feirinha gastronômica, fazer compras na livrarias e assistir um filme nos cinemas.

– Conhecer alguns espaços culturais da Vila Madalena:

(Foto: Reprodução)

Considerado um dos locais mais urbanos e modernos da cidade, a Vila Madalena abriga diferentes opções gastronômicas, galerias ao ar livres e centros culturais. No mês que vem, aproveite para conhecer os bloquinhos de carnaval de rua.

– Ir a Feirinha da Liberdade:

(Foto: Dallila Pasiani)

A Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade (ou Feirinha da Liberdade) é uma atração que mescla a cultura brasileira com a tradição japonesa.

Além dos objetos tradicionais japoneses, a Feirinha conta com várias barraquinhas de comida, como yakisoba e yakibifun (macarrão de arroz), guioza e tempurá.

– Assistir a um filme no Mirante 9 de julho:

(Foto: Reprodução)

O Mirante 9 de Julho se transformou em um monumento histórico que une cultura, gastronomia e entretenimento. O espaço também conta com um cinema ao ar livre.

Endereço: Rua Carlos Comenale, s/n, Centro.

** Com informações do Guia da Semana