Reaproveitando: O que você faz com a sobra de sabonete?

(Foto: Pixabay)

Quem nunca tentou usar aquele toco de sabonete que já está no fim, mas, por falta de um novo, até a nova reposição, foi com ele, mesmo escapando das mãos e caindo no chão?

Isso não é privilégio de ninguém. Todos nós, em algum momento, já passamos por essa situação, mas, hoje, você vai aprender a reaproveitar a sobra do sabonete, de maneira criativa e sustentável.

A primeira delas é o sachê de sabonete, para usar em gavetas e armários e deixa-los com cheirinho agradável. Veja como é fácil:

Rale as sobras de sabonete e embrulhe em pedaço redondo de tule ou renda. Use um pires como molde, feche a boca formando um saquinho com uma fita ou elástico e distribua nas gavetas e armários. Troque após alguns meses, pois o sabonete irá ressecar e perder o cheiro.

Outra maneira de reaproveitar as sobras de sabonete é juntar vários pedacinhos e raspá-los com uma faca. Também é possível passar no ralo grosso e, quando for lavar as roupas você pode colocar um punhado na maquina na lavagem normal. Outra opção é guardar o resto do sabonete e quando precisar remover manchas de roupas, basta umedecer o local e esfregar o sabonete. Você verá que, em segundos, a mancha, principalmente de gordura, some.

Por fim, a possibilidade de reciclagem. Quando o sabonete der mostras de cansaço e começar a cair das mãos durante o banho, arrume um recipiente e vá guardando os vários pedacinhos de sabonetes,independente da cor ou fragrância.

Quando achar que a quantidade é suficiente, cubra os pedacinhos com água. Deixe por alguns dias, depois, leve ao fogo para terminar de derreter por completo, mexendo o tempo todo para evitar que grude no recipiente ou panela.

Assim que tiver uma massa mole e homogênea, distribua em forminhas de gelo ou de plástico próprias para enformar sabonete, até mesmo em potinho de margarina lavado e livre de gordura. Assim que esfriar é só desenformar e terá seu sabonete reciclado.

Fonte: Beth Proença Bonilha