Receita de hoje: Panqueca Sem Glúten

(Foto: Divulgação)

Ingredientes:

  • 1 xícara de leite
  • 2 ovos
  • 4 colheres (sopa) bem cheias de farinha preparada para bolos 1
  • 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
  • Uma pitada de sal

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma massa lisa e homogênea. Aqueça uma frigideira antiaderente pequena ou uma panquequeira em fogo médio e despeje uma concha de massa no meio. Segurando o cabo da frigideira, gire o pulso de forma que a massa se espalhe no fundo e forme uma fina camada.

Deixe cozinhar por alguns minutos, até que o fundo esteja dourado. Vire com a ajuda de uma espátula ou de um prato e deixe dourar do outro lado. Retire da frigideira, coloque em um prato e cubra com um pano limpo e seco, para manter aquecido e não ressecar. Repita o procedimento até acabar a massa.

Para obter uma massa mais leve, troque o leite por água mineral e dispense o queijo ralado. Preparadas com essa massa, as panquecas podem receber recheios frios e até serem utilizadas como tortilhas para montar wraps e tacos.

Dica: A maneira tradicional de servir panquecas é recheá-las, enrolá-las uma a uma e servi-las com o molho de sua preferência. Se quiser inovar e servir uma entrada diferente, use-as abertas para montar uma torre fria, como na foto ao lado. Sobre cada panqueca, espalhe recheios diversos, como frango desfiado, presunto picado, alface e tomate e requeijão. Cubra tudo com maionese e sirva com salada verde.

Rendimento: 12 porções

** Esta receita é do Livro Sabor sem Glúten, publicado pela Editora Alaúde.