30% da população mundial são de obesos

Foto - Pixabay

Os dados já são alarmantes: uma em cada três pessoas no mundo está obesa, e um em cada cinco brasileiros é obeso.

Estudo científico divulgado pelo Instituto para Métricas e Avaliação de Saúde (IHME) nesta segunda-feira (12) mostra que a proporção de pessoas obesas na população mundial aumentou exponencialmente, especialmente entre as crianças.

De acordo com os dados coletados pelo instituto norte-americano, cerca de 2,2 bilhões de pessoas estavam, pelo menos, acima do peso em 2015. O que equivale a cerca de 30% da população mundial.

A percentagem de pessoas obesas dobrou em mais de 70 países. Subiu constantemente na maioria dos outros Estados, entre 1980 e 2015. Segundo publicação da equipe internacional de pesquisadores na revista científica New England Journal of Medicine.

– Excesso de peso corporal é um dos problemas de saúde mais desafiadores na atualidade e afeta quase uma em cada três pessoas – afirmou o principal autor do estudo, Ashkan Afshin.

Segundo o IHME, cerca de 108 milhões de crianças e 604 milhões de adultos tinham IMC que indica obesidade em 2015. Com uma cota de 13%, os EUA são recordistas na taxa de obesidade de crianças e adultos jovens entre os 20 países mais populosos do mundo. Entre adultos, a obesidade no Egito detém o maior percentual populacional – 35%.

Risco para a saúde

A pesquisa do IHME apontou que cerca de 4 milhões de pessoas morreram em 2015 em decorrência de seus elevados pesos. Dois terços das mortes foram causados por doenças cardiovasculares. Em seguida, aparecem na lista diabetes (cerca de 15%), doenças renais crônicas e câncer.

Os cálculos globais foram baseados numa combinação de estudos. Cujos dados foram então recalculados e ajustados. Afirmou o pesquisador Frank James Rühli, do Instituto de Medicina Evolutiva da Universidade de Zurique e coautor do estudo publicado na The Lancet. “É sempre um pouco incerto”, resumiu.

No entanto, os números crescentes refletem uma tendência importante. Segundo Rühli. “Este é um problema sobretudo entre os jovens”, disse. Atualmente existem mais possibilidades de consumir calorias em excesso e, ao mesmo tempo. Muitas pessoas vêm queimando menos calorias.

No Brasil

Em abril, o Ministério da Saúde apresentou a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Que indicou um aumento de obesidade no Brasil em 60% nos últimos 10 anos.

Em 2006, 11,8% dos brasileiros eram obesos – em 2016, pulou para 18,9%. Ou seja, quase um em cada cinco brasileiros está obeso. O excesso de peso também subiu de 42,6% para 53,8% no período.

Como saber se está com sobrepeso

Especifica-se como sobrepeso uma pessoa que apresentar um índice de massa corporal (IMC) entre 25 e 29,9, em caso de IMC acima de 30, Para calcular o índice de massa corporal, basta dividir o peso (em quilogramas) pelo quadrado da altura (em metros).