Ter zika pode imunizar contra a dengue, aponta estudo

(Foto: Wikimedia Commons)

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) descobriram evidências de que a infecção por zika vírus pode imunizar contra a dengue e vice-versa.

Baseados em dados coletados em Salvador, os cientistas constataram que até março de 2015, 484 dos 1937 pacientes tiveram dengue. Nos dois anos seguintes, quando a zika foi confirmada na cidade, os casos de dengue caíram para 43 de 1334 pacientes.

O zika vírus e a dengue são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, também transmissor da febre chikungunya. Como os casos de chikungunya continuaram crescendo, os pesquisadores descartaram a hipótese de que o número de casos de dengue caiu em Salvador por não ter mosquitos circulando.

“O vírus da dengue e o da zika são relacionados. São da mesma família, eles têm uma estrutura semelhante, tanto do ponto de vista genético quanto do ponto de vista da estrutura física. Então, pode ocorrer a criação de uma resposta imune, em que os anticorpos da infecção do zika causem uma proteção contra a dengue”, explica Guilherme Ribeiro, pesquisador da Fiocruz Bahia.

Em novembro do ano passado, o Instituto de Arboviroses da Universidade de Wenzhou, na China, publicou resultados preliminares de que a infecção por dengue pode ajudar a imunizar contra o zika.

** Fonte: G1