Aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento infantil

(Foto: Reprodução)

Para ressaltar a importância do aleitamento materno para a saúde tanto dos bebês, quanto das mães, acontece todos os anos em agosto a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Para este ano, o tema escolhido é “Trabalhar junto para o bem comum”, que visa incentivar a criação de parcerias e fortalecer a defesa do direito das mulheres amamentarem os seus filhos.

De acordo com dados da ONG, crianças amamentadas por mais tempo têm melhor desenvolvimento intelectual têm um aumento médio de 3 pontos no QI. Além disso, a cada ano que a mãe amamenta, o risco de desenvolvimento de mama diminui em 6%.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno, realizada pela ONG Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, é considerada o principal meio para promover a amamentação e as metas da “Declaração de Innocenti”, um documento criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com quatro objetivos centrais:

• Estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação;

• Implementar os “10 passos para o sucesso da amamentação” em todas as maternidades;

• Implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembleia Mundial de Saúde;

• Adotar legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece até o dia 08 de agosto.