Consumo de agrotóxicos cai 40% no Distrito Federal

(Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil)

Entre 2012 e 2015, o consumo de agrotóxicos caiu 40% nas lavouras do Distrito Federal (DF). Entre os fatores que estão impulsionando a diminuição de produtos químicos estão: o manejo integrado de pragas e o aumento da produção orgânica.

O Distrito Federal não é o único a reduzir o consumo de agrotóxicos. A Bahia, por exemplo, diminuiu em 35% o uso de defensivos em 2015 e em Minas Gerais a redução foi de 30%.

“O impacto econômico que a compra desses defensivos tem na vida do produtor estimula que ele diminua ou até tire esse gasto com defensivo, visando ter um lucro melhor com a lavoura. Ele tem se conscientizado em diminuir o uso e adotar outras práticas, como rotação de cultura e uso de barreira quebra-vento. Existem alguns agricultores mais resistentes, que não acreditam nesse uso de práticas, diminuindo defensivos ou eliminando, mas a maioria deles se conscientiza”, disse a extensionista Clarissa Ferreira, da Emater.

O crescimento no número de produtores que trocaram o sistema tradicional com agrotóxico pela produção orgânica também auxiliou na redução do agroquímico. De acordo com dados do governo, este número passou de 86 para 200 produtores orgânicos em todo o DF.

** Com informações do Canal Rural